|
Foto de Jaqueline Rodrigues |
Chapada de Garapuava
Ano após ano as chapadas têm atraído mais e mais visitantes.
O motivo disto é a busca por paisagens impressionantes e inesquecíveis, resultado do trabalho das forças naturais sobre o relevo durante mais de 6oo milhões de anos.
A Chapada de Garapuava, assim como as outras, foi e continua sendo modelada pela eterna união das forças da mãe natureza.
Horizontes abertos
Dentre estas forças, a erosão, que comumente é associada à degradação, é a principal ferramenta utilizada pela natureza para esculpir os horizontes extensos e as amplas e abertas paisagens por onde nossos pensamentos podem galopar livremente, acompanhados pelo vento.
Céu Infinito
É nas chapadas com altitudes médias de 900m que o Sol brilha forte, dando cores intensas à paisagem e fornecendo matéria-prima excelente para fotografar à qualquer época do ano.
|
Foto de Jaqueline Rodrigues |
Em consequência do ar extremamente puro o céu é de uma limpidez fantástica. Nestes céus as nuvens são pinceladas do mais puro cal sobre o fundo azul da paisagem.
Já as noites deixam os viajantes infalivelmente de queixo caído. A maioria deles costuma dizer que não imaginava haver tantas estrelas no céu, alguns chegam a questionar se este é o mesmo céu que eles veêm das janelas de suas casas. A resposta é : Se voce mora no hemisfério Sul, sim, este, provavelmente, é o mesmo céu da janela de sua casa.
Águas e Cachoeiras
|
Foto de Jaqueline Rodrigues |
As chapadas são fontes fundamentais da recarga dos lençóis d'água (freáticos) e dos aquíferos que nos fornecem o refrescante mineral. É nas chapadas que as águas são mais puras, pois é ali que elas iniciam seu percurso rumo ao mar .
Na cabeceira da Vereda Píndaíba voce pode ter a inigualável experiência de beber na mesma fonte que serviu a tropeiros a mais de um século.
É das escarpas das chapadas que despencam as mais belas cachoeiras. Algumas impressionam pela sua altura imponente, outras pelo zelo que a natureza teve em transformá-las em obras de arte inimitáveis.
Cachoeira da Itinga, Vereda Pindaíba, Vereda Funda, Cachoeira Iporã são alumas das belezas desta região.
Há também a Cachoeira da Jibóia, espetacular queda de mais de 140m que fica a 28km de da vila de Garapuava rumo a Uruana de Minas.
|
Foto de Jaqueline Rodrigues |
A região é um convite para as mais diversas ativides que vão de caminhada, canyoning leve ( caminhada por curso d'água raso que dispensa natação) até cachoeirismo (rapel) onde se experimentam sensações que farão voce ficar de alma nova.
Na região é possível fazer camping selvagem às margens das lindas piscinas naturais do Lagedo Belo, um encantador lugar para relaxar após as aventuras do campo ou da cidade.
|
Foto de Jaqueline Rodrigues |
Nós da Grande Sertão Aventura nos embrenhamos pelo
cerrado para descobrir estes recantos a fim de compartilhar informações para que voce tenha somente o prazer das boas surpresas.